Um estudo publicado no periódico British Journal of Nutrition revelou que os alimentos orgânicos possuem mais antioxidantes que os convencionais.
Para chegar ao resultado, os cientistas analisaram 343 publicações. O estudo foi realizado pela Washington State University e pela Newcastle University.
Os pesquisadores concluíram que a substituição de frutas, vegetais e cereais convencionais por orgânicos aumenta o consumo de antioxidantes entre 20% a 40% — o que, numa dieta comum, equivale a cerca de duas porções extras de frutas e legumes por dia, sem aumentar a ingestão calórica.
Os antioxidantes limpam os radicais livres, que provocam a oxidação celular. Segundo estudos anteriores, os elementos contribuem para retardar o envelhecimento.
— Esse estudo mosta como a alimentação à base de vegetais orgânicos é superior em termos nutricionais — afirmou Charles Benbrook, da Washington State University, em nota publicada no site de divulgação científica EurekAlert.
A pesquisa concluiu ainda que, sem os pesticidas aplicados em culturas convncencionais, os alimentos orgânicos tendem a produzir mais fenóis e polifenóis para se defender de pragas. Os fenóis e polifenóis podem ajudar a prevenir doenças coronárias, derrame e alguns tipo de cancêr.