Qual a necessidade do beijo gay? | .:: Tv Online Stronda ::.
Stronda News
Loading...

7/13/2014

Qual a necessidade do beijo gay?

E não se falou em outra coisa essa semana do que (a sofrida vitória do Brasil sobre o Chile)  o beijo entre Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Muller) no capítulo de Em Família. E sinceramente foi uma merda. Viva a diversidade e tudo relacionado a ela, mas usar um beijo para tentar alavancar a audiência de maneira tão desesperada é como o Ratinho fazer seus vexatórios exames de DNA no palco.
Diferente do beijo entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) de Amor à Vida, o beijo gay na atual novela das 9 (que ta começando quase as 10 por causa da Copa) sinceramente não teve a mesma repercussão. Apesar de todas as falhas evidentes da trama de Walcyr Carrasco, o beijo foi coerente, foi para mostrar um casal feliz no último capítulo depois de todos os problemas que sofreram. E o beijo de Em Família? Foi só mais um gesto solto entre tantos outros das personagens. Sei que os fãs de Clarina estavam ansiosos por esse momento, mas qual a razão de um beijo numa cena qualquer? Qual a história das personagens? Tinha alguém realmente torcendo por Clara ou Marina? Vamos aos fatos.
Marina e Clara, como já disse em um post anterior, são duas mulheres que se encontram, uma delas é assumida, a outra uma dona de casa com marido e filho que nunca tinha tido interesse em outra mulher, e que se apaixonam. E daí? Qual era o obstáculo que as duas deviam transpor? Tá certo que o dilema maior era o vivido pelo personagem de Giovanna Antonelli, mas fica difícil torcer por um casal que não luta para ficar junto. Tanto é verdade que agora as duas estão juntas e parece ser a coisa mais normal do mundo. E é, mas do jeito que foi colocado não despertou interesse na maioria da população e parece que fomos enrolados até agora para o autor mostrar o que queria.
Numa cena solta, rolou o beijo entre as duas e isso gerou um burburinho, mas parou nisso. Há tempos percebo que o público sente falta de um casal de protagonistas para quem torcer. Sabe aquele casal que queremos ver junto no final? Pois bem, foi isso que aconteceu com Félix e Niko, em sua busca pela felicidade, na redenção de seus pecados e na descoberta da humanidade em cada personagem. Havia alguém para torcer. Mas e Clara e Marina? Um beijo solto.
Muitas reações contrárias aos diversos beijos gays que já foram ao ar (Clara e Rafaela de Mulheres Apaixonadas, Marina e Marcela em Amor e Revolução e Felix e Niko de Amor à Vida) partiram de entidades ligadas a religião. O que para alguns pode ser normal, para outros não, mas o interessante é que a atual novela das 9 usa o beijo gay como forma de levantar audiência e pode ser comparada as antigas cenas de sexo e nu que novelas de outrora usavam como artifício para a trama reagir junto ao público.
É evidente que debater problemas de nosso cotidiano é importante, entre eles a intolerância relativa a orientação sexual de cada um, mas não transformar isso em uma bandeira qualquer. O que o seu filho ou parente vai ser não vem do que ele assiste na TV, por que se for todos seremos mocinhos ingênuos e indefesos. TV não influencia em nada, mas o que se ensina em casa e na rua sim. O beijo gay apesar de parecer como conseqüência do respeito e tolerância pelos homossexuais, nada mais é hoje em dia do que uma simples modinha que parece despertar o interesse dos telespectadores.
Enquanto as pessoas não sentirem química e empatia a ponto de torcer por um personagem, não adianta ter beijo gay ou não. Queremos ver o amor e não qualquer coisa para garantir o primeiro lugar. Quando o beijo gay for de verdade nas novelas e o publico aceitar realmente, ai sim poderemos torcer para os amassos gays, sexos gays e até uma família gay com inúmeros problemas. Ai será tudo normal, não uma causa usada para  garantir pontos, mas quem sabe quando isso vai acontecer. Talvez daqui uns 20, 30 anos, até lá continuaremos assistindo os beijos realmente gays das séries da HBO. Até lá, em quantas novelas terá um falso beijo gay?


google+

linkedin

 
http://tvonlinestronda.blogspot.com.br/
Web Analytics